Um estudo sobre a presença de resquícios de agrotóxicos na água superficial e subterrânea, realizado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foi publicado na imprensa nesta sexta-feira (22). No relatório, que não foi divulgado oficialmente pelo órgão, havia traços da substância em 22 municípios, dentre eles Balneário Gaivota. A Gaivota Saneamento, responsável pelo abastecimento do município, trabalha 24 horas para garantir água dentro de todos os parâmetros exigidos na Portaria de Consolidação N° 5 de 2017, do Ministério da Saúde.

Diariamente realizamos testes na água bruta e tratada em nosso laboratório para assegurar qualidade e segurança para a população. Análises completas também são efetuadas todo mês certificando a potabilidade da água. Nesse processo confirmamos detalhadamente todos os pontos que caracterizam a água própria para consumo, como a turbidez, cor, ferro, dureza, sílica, pH, gases, coagulação, dentre outros. 

Além disso, por meio de um laboratório terceirizado, a Vigilância Sanitária municipal realiza mensalmente análises na água. Todos os parâmetros estão dentro das normas exigidas pela legislação. A Gaivota Saneamento se mantém à disposição da população para responder quaisquer dúvidas. Agradecemos a confiança dos usuários e continuaremos trabalhando para levar água com segurança e qualidade.