SES revisou inconsistências na relação entre os dados divulgados por municípios e pelo Estado

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta segunda-feira (31), Santa Catarina já registrou 177,7 mil casos de Covid-19. O número representa um salto de 31 mil casos em relação aos registrados neste domingo.

Em nota, a SES explica que além dos casos novos casos registrados nesta segunda-feira, também foram computadas cerca de 30 mil confirmações após a revisão de inconsistências nos dados registrados pelo Estado em relação ao divulgado pelos municípios.

O governo informou que além da revisão dos dados, foram identificados duas necessidades de aprimoramento no sistema, o que estaria ocasionando as divergências. A primeira se refere a casos que possuíam mais de uma notificação com critérios de confirmação diferentes, ou seja, uma notificação como caso confirmado e outra notificação do mesmo indivíduo, como caso descartado.

Já a segunda se refere a plataforma SC Digital, que recebe a informação de todos os testes para Covid-19 realizados pelos laboratórios privados. Como nem todos os resultados dos testes são inseridos no SC Digital de forma padronizada, não era possível que a plataforma conseguisse realizar a leitura de todos os casos confirmados.

A SES também ressaltou que as inconsistências observadas não influenciavam na contabilização dos óbitos. Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira, Santa Catarina já registrou 2.260 óbitos pela Covid-19.