O inverno inicia nesta terça-feira (21), com tempo chuvoso na região Sul de Santa Catarina. De acordo com o climatologista da Epagri, Márcio Sônego, até o fim de semana haverá pancadas de chuvas e poucas aberturas de sol. Esta terça-feira será mais curta, com 10 horas e 18 minutos durante o dia. Já a noite de terça para quarta-feira será a mais longa do ano, com 13 horas e 42 minutos de duração.

O mês de julho tem predominância de tempo bom, com temperatura dentro da média histórica, entretanto com um frio mais forte em comparação aos próximos meses, agosto e setembro, que devem ser mais quentes.

As madrugadas no mês de julho devem ter mínima de 9ºC e tardes com até 23ºC, com possibilidade de geadas. A chuva deve ser abaixo da média histórica, contribuindo com as plantações, que nesta época do ano estão tendo os solos preparados pelos produtores para os próximos plantios, conforme o climatologista.

Abril, maio e junho foram mais frios do que a média histórica

Sônego explicou ainda que os meses de abril, maio e junho, tiveram as tardes mais frias do que a média histórica. Abril ficou 1ºC mais frio à tarde, enquanto maio e junho chegaram a atingir 3ºC a mais do que o normal. Até o momento não houve geada generalizada. Para as plantações de maçã, pêssego, ameixa e uva, o frio destes meses foi interessante, afirmou o climatologista.

A semana pós feriadão será marcada por um clima nebuloso e com chuvas no Sul de Santa Catarina.

Confira as temperaturas mínimas e máximas da semana:

Terça-feira – mínima 9ºC | máxima 18ºC

Quarta-feira – mínima 16ºC | máxima 20ºC

Quinta-feira – mínima 16ºC | máxima 23ºC

Sexta-feira – mínima 15ºC | máxima 20ºC