Graduandos receberam a outorga de grau e estão prontos para as mais diversas áreas do mercado (Fotos: Mayara Cardoso / Reprodução)

Criciúma, Santa Catarina, o Brasil e o mundo ganharam, nesta sexta-feira (19/2), novos engenheiros formados na Unesc. Em Cerimônia Especial de Colação de Grau Virtual a Universidade entregou ao mercado de trabalho 62 graduandos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Engenharia Mecânica. Transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube e acompanhada por todo o mundo, a formatura marcou o encerramento do ciclo da graduação dos mais novos profissionais.

Com direito a outorga de grau, juramentos, homenagens a professores, amigos e familiares, a Colação de Grau foi presidida pela Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes. Ao parabenizar os novos graduados, Gisele deixou o convite e o desafio de que pautem suas vidas profissionais em valores éticos e objetivos. “Tenham propósitos. Uma vida sem propósitos é sem vida e sem cor. Mas tenham constância. Não basta ter apenas propósitos. É preciso ter constância para que esses propósitos sejam de fato realizados independentemente dos reveses da vida”, alertou.

Diante de um cenário no qual os avanços tecnológicos são cada vez mais rápidos, em especial com a transformação dos últimos 11 meses, conforme a pró-reitora, é preciso que os profissionais estejam em constante aprendizado. “Para continuarmos firmes em nossos propósitos e projetos de vida serão necessárias novas habilidades. Novos paradigmas terão que ser construídos. Nossa realidade já mostra o quão desafiador é o tempo futuro que se avizinha. Tempo esse que nos solicitará um alto desenvolvimento contínuo frente às mudanças que ocorrem e ocorrerão permanentemente no mundo moderno”, pontuou.

Entre as competências destacadas por Gisele, necessárias ao novo cenário, estiveram a capacidade de solucionar problemas complexos, pensamento analítico, crítico e inovador, ter coragem, criatividade e iniciativa, além de buscar a aprendizagem ativa e desenvolver a liderança, a inteligência social e a inteligência emocional.

Representante dos colegas graduandos, Olívio Herdt Júnior foi o responsável por escolher algumas palavras para marcar a noite. Ao lembrar que a cerimônia desta sexta-feira significa a realização de um sonho para cada um dos concluintes, Olívio destacou as necessárias abdicações ao longo do caminho para que o momento de celebração desta conquista fosse possível.

“A distância entre nós e os sonhos que temos está nas conversas que precisamos ter, nas ações que precisamos fazer e, sobretudo, nas renúncias que precisamos ter. Batalhamos pelo nosso sonho e hoje comemoramos com o coração cheio de orgulho. Se hoje nos perguntarem se valeu a pena, tenho a certeza de que diremos que sim. Medimos as dificuldades, pela soma de renúncias que precisamos fazer. Elas foram necessárias para chegarmos até aqui e com certeza mais abdicações nos aguardam para alcançarmos os objetivos que ainda não conquistamos”, discursou.

Sem deixar de agradecer a todos os espectadores que acompanhavam a cerimônia e, de alguma forma, fizeram parte da conquista, Olívio lembrou ainda aos colegas os desafios que os esperam nessa nova e incrível etapa. “A coroação da formatura não é o fim, e, sim, o começo. E estamos prontos. Prontos para honrar nossa profissão e sermos conhecidos pela nossa dedicação. Prontos para encarar novos desafios, alcançar novas metas e alcançá-las. Acima de tudo prontos para sermos profissionais éticos. Sejamos nós os agentes de transformação do mundo que sonhamos”, acrescentou em discurso.

A cerimônia completa, com a presença de professores homenageados e coordenadores dos cursos, assim como todos os discursos da noite, pode ser conferida na íntegra abaixo: