Imagem: Arquivo

O avanço de uma frente fria começou a mudar o tempo hoje (11) à tarde no Rio Grande do Sul com chuva localmente forte e temporais isolados a partir da fronteira com o Uruguai. No começo da noite, a chuva havia alcançando pontos do Oeste e do Sul gaúcho. 

Choveu muito em algumas cidades. Pelotas teve um temporal com 40 mm em alguns bairros no começo da noite. Até às 20h, havia chovido 52 mm no Chuí e 40 mm em Uruguaiana, segundo o Inmet, mas produtores rurais do Sul gaúcho informavam à MetSul até 80 mm na área de Santa Vitória do Palmar.

A instabilidade vai ser maior nesta terça do Centro para o Norte do Estado e algumas cidades da Metade Norte, sobretudo mais próximas da faixa central do Rio Grande do Sul (paralelo 30ºS), já devem ter chuva forte e temporais no começo do dia.

A condição para temporais com risco de queda de granizo fica mais restrita em áreas do norte do RS e na divisa com Santa Catarina principalmente no Extremo Sul Catarinense.  Entre a tarde e a noite de terça-feira, há condição para temporais também em grande parte de SC, principalmente a região central e oeste do estado, e áreas do centro-oeste e sul do Paraná.

Vale ressaltar que o Extremo Sul de SC terá uma noite e madrugada abafada e o abafamento serve de alimentação para a as áreas de instabilidades que chegarão na região.