Dois estudantes do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Santa Rosa do Sul conquistaram premiação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2020 (OBA 2020), realizada virtualmente em novembro. Pedro Henrique Coelho Albino conquistou a medalha de ouro e Karina dos Santos Furlanetto recebeu a de bronze. Ambos são do 2º ano do curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio e foram orientados pelo professor de Física, Patrick de Souza Girelli.

Estudantes dos três anos do ensino médio realizaram a prova composta por 10 questões de múltiplas escolhas. Sendo sete sobre Astronomia e três de Astronáutica.

Devido ao desempenho na prova da OBA, os estudantes de Santa Rosa do Sul foram convidados para a fase online do processo que escolherá os participantes dos treinamentos 2021. Os selecionados no treinamento representarão o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021. As etapas internacionais ainda serão definidas de acordo com a situação sanitária relacionada à Covid-19.

 

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães