O empresário José Braz (PP) foi eleito prefeito de Muriaé neste domingo (15) com 42,80% dos votos válidos, um total de 23.763. Com 95 anos, ele é o chefe do Executivo mais velho eleito entre todas as cidades do Brasil nas Eleições 2020.

Este será o terceiro mandato de Braz, que comandou a Administração Municipal entre os anos de 2005 e 2012. Ele venceu o atual prefeito Grego (PSD), que ficou em segundo lugar com 41,14%, que corresponde a 22.837 votos válidos.

José Braz tem um patrimônio declarado de mais de R$ 33 milhões e tem como vice o Dr. Marcos Guarino (PSB), que tem 63 anos.

Planos e campanha

O prefeito eleito de Muriaé explicou que a vontade de ajudar as pessoas mais carentes foi o que o motivou a retornar para a política.

“Sempre gostei de trabalhar muito, fazer as coisas para as pessoas que mais necessitam. Eu voltei com a intenção de ajudar as pessoas mais carentes, na educação, na saúde, no esporte, para homens e mulheres. Nosso sistema de trabalho é ouvir as pessoas”.

José Braz avaliou que a campanha política foi muito boa, apesar da pandemia de Covid-19 e as medidas de enfrentamento que foram adotadas e causaram mudanças no pleito deste ano.

Ele também falou à reportagem que uma das prioridades no primeiro ano de governo será atender aos bairros mais pobres de Muriaé, com foco em infraestrutura e saúde.

“Nosso primeiro trabalho, vamos começara especialmente nos bairros mais pobres, que sofrem com a sujeira, estão mal organizados, sem atenção nenhuma. A saúde também é um dos nossos pontos altos. Vamos ter um trabalho social, ter remédio na farmácia da Prefeitura e mandar entregar na casa das pessoas”, explicou.

Prefeito mais velho

Com o resultado das eleições de domingo, José Braz foi considerado como o prefeito eleito mais velho do Brasil. Sobre o título, o empresário explicou que não vê a idade como um empecilho para governar.

“A idade não me pesa, graças a Deus! Tenho muita saúde, muita determinação. Bebo muito pouco, nunca fumei, como bem pouco e só como coisas boas para saúde. Meu pai e minha mãe viveram muito, minha mãe viveu 105 anos”, contou.

Conforme levantamento com dados das eleições em todo o país, prefeitos mais jovens e mais velhos eram minoria entre os 3.546 eleitos no primeiro turno até a madrugada de domingo. Apenas 24 candidatos vencedores tinham até 25 anos e 284 tinham mais de 65 anos.

Eleições em Muriaé

O pleito em Muriaé teve cinco candidato à Prefeitura. A cidade tem 77 mil eleitores aptos a votar e registrou abstenção de 21,61%, 2,49% votos brancos e 5,55% votos nulos.

Veja o resultado após o fim da apuração:

  • José Braz (PP ) – 42,80%
  • Grego (PSD) – 41,14%
  • Manoel Carvalho (MDB) – 12,70%
  • Joel Abreu (PT) – 2,85%
  • Silvin Soares (PRTB) – 0,51%

 

 

Fonte:g1