Última atualização:

Nesta segunda-feira, 30 de março, Morro Grande comemora 28 anos de emancipação politico administrativa. Este ano, sem festejos, os munícipes foram instruídos a manter a quarentena devido o Novo Corona Vírus. O evento que seria realizado no dia 29 de março, com shows e sorteios será adiado para o momento oportuno escolhido pela administração municipal. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde esta presente no acesso ao município para a entrega de folders e instrução sobre a importância da permanência em casa, além dos cuidados para evitar o contágio. Ainda sobre a cautela que a administração tem buscando, está a limpeza em Morro Grande, desinfetando qualquer tipo de possibilidade da Covid-19 nas ruas e propriedades. As ações da saúde municipal como esta instrução, vacinação da gripe e atendimentos prioritários estão a todo vapor e, nem por isso, a administração deixou de planejar 2020. O município que apresenta, segundo o IBGE/2019, 2.893 habitantes pensa em áreas como educação, economia, saúde, turismo, social, agricultura, dentre outros assuntos, para serem encarados durante e após a pandemia.

Dentre os 28 anos, Morro Grande apresentou grande importância na economia da AMESC. A vinda da JBS foi uma delas, que na época empregava cerca de 1400 colaboradores diretos. Após o fechamento da unidade, houve grande impacto na economia regional. Para mudar este cenário, a administração tem estudado a vinda de uma firma para ser nova fonte de renda. “Está sendo feito um trabalho para que uma empresa maior de abate de aves possa vim, trazendo a possibilidade de maior empregabilidade para a nossa região. A companhia acredita em Morro Grande, mas a negociata foi adiada devido a pandemia. Estamos de prontidão para dar andamento nas próximas decisões”, destacou o prefeito, Valdionir Rocha.

Outra área que tem ganhado grande expansão é o turismo e meio ambiente de Morro Grande. Componente do Geoparque, vários pontos ressaltam a beleza e peculiaridade que somente quem preserva, sabe do valor. São furnas, trilhas, cachoeiras, rios límpidos, pousadas, natureza abundante, historias por traz de cada singularidade. “Temos pessoas capacitadas da Comtur para serem guias aos que possuem interesse de fazer um programa ao ar livre, após esta pandemia. Por enquanto, pedimos que quem pode, deve ficar em casa, pois os lugares estarão aqui para serem conhecidos, quando as pessoas puderem sair em segurança”, relatou Valdionir.

A agricultura tem recebido atenção especial da equipe especializada que instrui e acompanha o desenvolvimento do fumo, arroz, milho, madeira, plantação de orgânicos. As obras e transportes têm contribuído com todas as áreas em Morro Grande. Muitas máquinas vieram para ajudar a alargar estradas, escoamento de produção, acesso aos munícipes. “Nos preocupamos com os acessos. São construções de diversas pontes, pavimentação, asfaltamento e nova avenida, ajudando assim os moradores e principalmente, os agricultores, evitando o êxodo rural”, comentou o prefeito. O social também tem apresentado grande evolução. Há dois meses foi inaugurado o CRAS do município, onde mais de 30 famílias recebem atendimento, sete com acompanhamento e diversas oficinas para os usuários da assistência social, de todas as idades.

Mensagem do Prefeito e vice-prefeito pelos 28 anos de emancipação politico administrativa de Morro Grande

“Gostaria de parabenizar todos que fizeram e fazem parte da historia de Morro Grande, os que desbravaram, os ex-prefeitos, os ex-vereadores, comissão de emancipação que contribuíram para que pudéssemos fazer deste um município com emprego e fonte de renda. Parabéns a todos. Muitas coisas boas estão por vir e buscamos isso por todos vocês”. (Valdionir Rocha – Prefeito)

“Me sinto imensamente grato a Deus por permitir estar 12 anos trabalhando para proporcionar conquistas e melhorias para essa terra tão amada. Apesar do ano ter iniciado turbulento devido a pandemia, deixo aqui meu compromisso para que junto ao povo morrograndense possamos encerrar esse mandato realizando os projetos que estiver ao nosso alcance. Parabéns Morro Grande!” (Eduir Marcelo – vice-prefeito)

Histórico Político

Em 1961 Morro Grande foi considerado um distrito, pela lei estadual nº 777, de 01 de dezembro de 1961, no qual ficava subordinado ao município de Meleiro. O responsável pelo ato foi o então prefeito de Turvo, Antonio Dandolini. Na ocasião nomeou Líbero Sartori como o primeiro intendente distrital.

Permaneceu assim por anos, até que, em 1992 foi elevado à categoria de município com a denominação de Morro Grande, pela lei estadual nº 8559, em 30 de março de 1992, desmembrado de Meleiro.

Após ser verdadeiramente um município, ocorreu a primeira eleição, no dia 03 de outubro de 1992. Por meio de uma coligação dos partidos políticos (PDS, PMDB e PFL) em que foram eleitos Clélio Daniel Olivo como prefeito e Ivo Zuchinali como vice-prefeito. Além disso, foram eleitos nove vereadores. “Foram anos de muita luta. Não tínhamos máquinas, pontes, ginásio. Mas muitos contribuíram para que pudéssemos iniciar os trabalhos em Morro Grande como município. A gente viu o empenho dos prefeitos para o crescimento, como o Valdo que fez muito por todos nós. Me sinto muito feliz de presenciar isto”, relatou o vereador do primeiro mandato em Morro Grande, Antonio Daniel, de 87 anos.

A posse da equipe só aconteceu em 1º de Janeiro de 1993. “Naquela época começamos do zero. Mesmo assim, vimos todos empenhados no começo daquela nova jornada. O nosso pessoal acreditou, muitos realizaram as obras voluntariamente. Morro Grande comemorar os 28 anos de emancipação é de grande festejo. O município evoluiu muito e ainda estamos buscando mais. Parabéns a todos e estamos a disposição para ajudar neste caminho para o futuro”, declarou o hoje assessor do prefeito Valdionir da Rocha, Clélio Daniel Olivo, que foi o primeiro prefeito de Morro Grande.

Legenda: A cada ano, Morro Grande tem aumentado e preservado cada vez mais as belezas que somente quem ama, cuida e mantém.