O mês é conhecido como Julho Amarelo, o mês de conscientização das hepatites virais. A Secretaria de Saúde de Balneário Gaivota realiza o Arraiá das Hepatites Virais, disponibilizando aos usuários testes rápidos de HIV, hepatite B e C e sífilis, assim como reforçando as medidas de prevenção contra as hepatites virais. A informação é fundamental para que a população fique em alerta das formas de transmissão e com os cuidados com a prevenção. A ação segue até o final do mês.

A responsável pela Vigilância Epidemiológica, Cássia Miguel, explica que os sintomas podem ser silenciosos, ou serem identificados por mal-estar, fraqueza, dor de cabeça, febre baixa, falta de apetite, cansaço, náuseas e desconforto abdominal na região do fígado, icterícia (olhos e pele amarelados) e fezes esbranquiçadas.

Algumas medidas de prevenção podem evitar o contágio da doença, tais como lavar bem as mãos; ingerir somente água filtrada ou fervida; lavar bem os alimentos antes do consumo; sempre usar preservativos nas relações sexuais; evitar contato com sangue; utilizar material esterilizado ou descartável em salões de beleza, estúdios de tatuagem e colocação de piercing; não compartilhar agulhas ou seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, entre outros hábitos de higiene padrão.

O diagnóstico da doença é feito através de teste rápido e/ou sorologia.  Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esses testes para diagnóstico das hepatites B e C, e caso necessário, disponibiliza tratamentos para a doença. Ambos os serviços são gratuitos.

O secretário de Saúde, José Luis de Oliveira Lentz, ratifica que julho é o mês em que se reafirmam ações contundentes ao assunto e que cada um pode ser multiplicador dos cuidados com as hepatites.