Última atualização:

Em 2018, Renata Possamai, de Ermo, comemora a sua 15ª participação no Unesc em Dança. Formada em Educação Física pela Universidade e pós-graduada em Dança, Renata teve a coreografia do grupo Espaço de Dança, de Jacinto Machado, selecionada para a 19ª edição do festival, que ocorre de 18 a 20 de outubro em Criciúma. “O Unesc em Dança valoriza a arte desenvolvida na região e oportuniza que mais pessoas conheçam o trabalho realizado. O grupo faz várias apresentações fora e faz questão de participar da seleção para o Unesc em Dança, pela importância do evento, o maior de dança do Sul do Estado”, afirma.

Além do Espaço de Dança, Renata vai participar do festival como coreógrafa do Criarte, um projeto social desenvolvido em Ermo. O grupo irá participar da abertura do Unesc em Dança, dia 18 de outubro, a partir das 19 horas, no Teatro Elias Angeloni, quando alguns grupos da região vão fazer apresentações que antecedem a palestra da primeira bailarina e diretora artística do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo. “Com os dois grupos, vamos levar aproximadamente 40 bailarinas dos sete aos 13 anos ao palco do Unesc em Dança, apresentando Ballet Clássico e de Repertório”, conta Renata.

O festival irá reunir cerca de mil bailarinos, que vão apresentar 63 coreografias na mostra Infanto-juvenil e 40 na Sênior. Além disso, haverá apresentações de grupos convidados. Num total, o público poderá conferir 125 coreografias.

Segundo a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, em 2018, passarão pelo palco do festival bailarinos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e pela primeira vez, do Rio de Janeiro. “O Unesc em Dança não tem caráter competitivo, mas tem uma preocupação com a difusão da cultura e com a formação dos profissionais da dança, uma vez que oferece palestras e oficinas para bailarinos e coreógrafos. O festival também atua na formação de plateia para arte e cultura”, comenta.